Quer deixar sua pintura profissional? É simples: utilize os acessórios certos e mude alguns hábitos.
Trabalhe com segurança e profissionalismo para atrair mais clientes
Além de ser bom para sua imagem, isso faz com que você finalize seus projetos com mais rapidez e consiga dar conta de mais clientes no mês. Assim, aumenta seu faturamento e faz seus projetos pessoais prosperarem. Saiba mais:
1. Para uma pintura profissional, substitua o plástico pelo papelão ou jornal
Na hora de forrar o chão, tem pintor que prefere plástico. Porém, o material não absorve a tinta e corre o risco de fazer a maior sujeira se você pisar nele.
O papelão e o jornal, ao contrário, absorvem a sujeira e deixam o ambiente mais profissional no fim, poupando trabalho com a limpeza. Prenda-os com fita crepe para aumentar sua segurança e evitar escorregões.
Para evitar respingos, existem ainda kits de pintura antirrespingo.
2. Lixe e limpe a parede antes de iniciar a pintura
É importante lixar a superfície antes de iniciar a pintura. Ela não é opcional, como muitos pintores pensam. Lixar faz com que a tinta penetre melhor na parede.
A limpeza da parede é fundamental antes de iniciar a pintura
Após lixar, é necessário limpar a parede novamente, hein? Uma esponja com detergente e até um pano úmido servem, dependendo do grau de sujidade.
3. Aprenda a usar primer
Se a parede está escura e você precisa clarear, após lixar e limpar, precisará usar um primer. Assim, fica mais fácil uniformizar o tom em apenas uma camada.
4. Tem várias latas iguais? Misture-as antes de começar a pintura
Mesmo que a cor seja a mesma, pode ser que as tintas tenham lotes diferentes. Isso pode alterar levemente a cor, deixando seu cliente insatisfeito.
Misture as tintas antes de iniciar a pintura
Por isso, é bom misturar as latas que vai usar em cada ambiente antes de iniciar a pintura. Misture bem e inicie a pintura em quantas demãos forem necessárias.
5. Cerque o ambiente
Alguns ambientes podem se perigosos para seu cliente, escorregadios ou até podem fazer com que ele se suje.
Então, impeça a entrada de pessoas que não estejam trabalhando na obra com barreiras ou fitas de sinalização.
6. Compre materiais e acessórios de qualidade
Não economize na escolha dos seus rolos e pinceis. Eles são muito importantes para uma pintura profissional com acabamento perfeito.
Invista nos pincéis e rolos para melhores resultados
Além disso, bons pinceis e rolos poupam seu tempo na obra.
7. Isole maçanetas e rodapés e outras áreas com fitas específicas
Evite usar fita crepe para isolar maçanetas, rodapés, portas e outras áreas. Existem fitas específicas para este fim, conhecidas como fitas adesivas de pintor, que deixarão um ar mais profissional no ambiente.
Para as dobradiças, passe vaselina líquida. E não se esqueça de retirar espelhos e interruptores antes da pintura.
8. Veja a previsão do tempo antes de pintar áreas externas
Cuidado para não iniciar uma pintura em um clima instável. Melhor esperar a instabilidade passar, para garantir uma pintura profissional e de alta qualidade.
Se o tempo é de chuva, adie a pintura!
Explique para seu cliente que, em climas úmidos, as chances da parede ficar manchada são maiores. Volte ao trabalho assim que o tempo melhorar.
9. Vá dos cantos para o meio
A pintura deve ser iniciada com um pincel fino pelos cantos, perto das portas e janelas.
Comece a pintura sempre de cima para baixo
Depois, você pode trocar o pincel pelo rolo para pintar o resto da parede, sempre de cima para baixo, para evitar que respingue tinta ou escorra em uma área que já foi pintada.
10. Faça uma pausa entre as demãos
A pressa é inimiga da perfeição. É preciso esperar, no mínimo, 3 horas entre as demãos. Isso faz toda a diferença na qualidade de sua pintura profissional.